Cidade Viva

DAY 17 – Tower of London + Covent Garden + Piccadilly Circus + Natural History Museum + Stratford Shopping

« INÍCIO

Olá!

Mais um dia especial em Londres, e hoje nós passamos o dia inteiro aprendendo mais sobre a história da Inglaterra e de todo Reino Unido.

Primeiramente, fomos de metrô ao Her Majesty’s Royal Palace and Fortress The Tower of London, mais conhecido como Tower of London (Torre de Londres). Trata-se de um monumento histórico situado no centro de Londres, à beira do River Thames. A torre começou a ser construída em 1078 por Guilherme, o Conquistador.

Ao entrar na Torre de Londres, você “respira” história pura! Em cada canto da Torre existe uma história e pode-se perceber a influência do tempo medieval em toda sua estrutura. É um complexo arquitetônico que retrata toda a história vivida ali desde o começo até os dias de hoje. Sua função era residencial até meados do séc. XVII e, até hoje, possui o papel de abrigar os monarcas que são coroados. Mas a sua função variou com o passar dos séculos, desde palácio para Sede da Casa da Moeda a Mostra dos Animais do Reino. Também serviu como local de execução e tortura. Este último uso levou à frase “sent to the Tower” (mandado para a Torre), que significava ser aprisionado. É também na Torre de Londres que as joias da Coroa Britânica ficam guardadas. Nós tivemos a oportunidade de vê-las de perto! Os alunos ficaram fascinados com a beleza e todo o esplendor das joias reais.

Conversando com os alunos em um momento após a visita, uma falou “Tem aquele gosto de quero mais… tudo encanta e te faz sentir-se na era medieval, te faz viver a história daquela época”, e debatendo sobre a visita à Tower of London, podemos realmente observar que tudo naquele lugar é encantador e faz você vivenciar e aprender como era antigamente, assim como tudo acontecia e tudo o que aconteceu ali até os dias de hoje. Foi um ambiente muito enriquecedor, em termos de aprendizagem. Os alunos aproveitaram para tirar foto com um guarda real também, que foi bem interessante.

Após sair da Torre, fizemos um piquenique, bem ao lado da Tower Bridge (a famosa ponte de Londres) e após esta pequena pausa, seguimos caminho ao Natural History Museum, mas não antes de passar pelo Covent Garden e o Piccadilly Circus no caminho. O Covent Garden e o Piccadilly Circus ficam a caminho para o Museu de História Natural, então passamos por lá e aproveitamos para conhecer mais um pouco de Londres. Já é a segunda vez que passamos pelo Covent Garden, mas os alunos amaram o local, e também amaram andar pela rua do Piccadilly Circus, local famoso em Londres no cruzamento das Ruas Regent Street, Shaftesbure Avenue, Piccadilly Street e Haymarket Street. Sua fama é decorrente da presença de painéis publicitários gigantes e da estátua de Éros, os alunos aproveitaram e foram para a loja de M&M´s e tiraram muitas fotos. Tiveram a ideia de fazer todos entrarem naquela cabine de telefone típica inglesa! Não precisa dizer que não conseguiram colocar todos! Mas, valeu à tentativa… foi divertido.

Após concluir o passeio pelas ruas de Londres rumo ao Museu, finalmente chegamos ao destino final. O Museu de História Natural de Londres é fantástico! Os alunos passaram algumas horas se divertindo por lá, conhecendo mais sobre a história natural da humanidade, dentre outras coisas. O museu acolhe inúmeras coleções de ciências da vida e da terra, compreendendo cerca de 70 milhões de itens, onde são catalogados em cinco grandes grupos: botânica, entomologia, mineralogia, paleontologia e zoologia. Existe também um jardim de vida saudável, que inclui várias espécies nativas de fauna e flora.

Não preciso dizer que foi um sucesso total com os alunos! O museu traz diversas atrações que faz com que os alunos se interessem em aprender sobre aquilo, trazendo de uma forma dinâmica e ilustrativa, tornando assim, mais interessante e instigante o assunto demonstrado ali.

Ficamos no museu até fechar, e ao sair, ainda tínhamos um tempo antes de voltar, então fomos ao Stratford Shopping Mall, para que os alunos pudessem comprar o que ainda precisavam e jantar já que os nossos dias na Inglaterra estão terminando.

Chegando ao shopping, jantamos numa pizzaria e conversamos sobre a viagem e tudo o que eles vêm aprendendo nestes dias. Digamos que a conversa foi bem interessante, e posso afirmar que nem acabamos a viagem e já posso ver uma mudança em cada um! É surpreendente o que uma viagem de estudos, cultura e lazer pode fazer com o pensar e agir de cada indivíduo. Vejo que eles amadureceram e estão crescendo, melhorando o seu inglês de uma maneira espetacular, assim como tudo o que eles vêm aprendendo nesta viagem e as amizades feitas, muitas que levaram por muitos anos.

Após um momento de lazer e comunhão entre o nosso grupo, fomos para o dormitório descansar, pois o dia foi intenso, porém muito produtivo. Amanhã teremos mais. Iremos passar o dia em Cambridge! Os alunos estão esperando por este dia desde o começo da viagem!

Aguardem pelas próximas notícias…

Tenham todos uma ótima noite,

Com carinho,

Shalomir Saunders

Coordenadora de Línguas Estrangeiras