Cidade Viva

DAY 21 – Scotland (Loch Ness)

« INÍCIO

Olá!

O dia começou cedo! O destino? Apenas um, o Lago Ness!

Saímos do hotel rumo ao Royal Mile para pegar o ônibus que nos levou para o Lago Ness. Passamos quase 5 horas na estrada, porém paramos no caminho para apreciar as belas montanhas, com um clima frio e chuvoso (primeira vez que chove desde Paris). Todo o trecho que percorremos até o tão famoso Lago Ness é composto por montanhas, vales e muito verde, as famosas Highlands (Terras Altas), cenário de diversos filmes e local de refúgio para muitas pessoas descansarem e aproveitarem simplesmente o silêncio das montanhas. O cenário é lindo e vale à pena ficar acordado no ônibus para ver tudo! Em uma das paradas, fizemos um rápido lanche e em outro almoçamos um delicioso prato típico, o fish and chips.

Existem diversos loch´s na Escócia e o Loch Ness é o maior exemplo escocês de lagos encaixados em falhas geológicas, neste caso a Falha de Great Glen. Este tipo de lago, conhecido como loch, é caracterizado por grandes profundidades e morfologia alongada de acordo com a direção da falha que os modela.

As águas do Loch Ness são bastante frias, devido principalmente à sua largura e à sua profundidade. O seu litoral é bastante pitoresco, com castelos e pedras. Não é fácil chegar até o lago propriamente dito, é necessário andar um pouco e descer pela trilha já feita.

Quando chegamos ao ponto final, onde tivemos cerca de 1h30 para ficar prestigiando o Loch Ness e tentar encontrar o “monstro” do lago (não precisa nem dizer que ninguém encontrou), os alunos aproveitaram para andar pela beira do loch e subir nas pedras que havia ali. Até tentaram encontrar o “monstro” do lago e se divertiram bastante com isso, mas não encontraram a famosa Nessie. Aproveitaram também para tirar diversas fotos com o cenário tão belo e o clima tão agradável.

Após completar o período estipulado no local, tivemos que retornar ao ônibus e voltar para Edinburgh, pois a viagem é longa! O nosso retorno levou cerca de 3h30 de viagem, visto que voltamos por outro caminho, completando assim, todo o roteiro das Highlands escocesas.

Caminhamos do local onde o ônibus nos deixou até o hotel para então pedir pizza e arrumar as malas para nossa viagem amanhã.

Enquanto a pizza não chegava, os alunos começaram a arrumar as malas (momento divertido e cômico), onde foi feito uma fiscalização para garantir que não estavam esquecendo-se de nada. A pizza chegou e a festa foi completa! Hoje foi a nossa última noite aqui na Europa, então após ter a mala pronta, durante o nosso jantar, aproveitamos para conversar sobre a viagem como um todo (pontos positivos e negativos). Foi produtivo e muito divertido, mas está na hora de dormir, pois os alunos devem acordar cedo para pegar o trem.

Uma ótima noite para todos, com carinho,

Shalomir Saunders

Coordenadora de Línguas Estrangeiras