Cidade Viva

Ensino Bilíngue

« INÍCIO ensinobilingue

A filosofia bilíngue está inserida como um dos pontos de maior destaque, no qual a língua inglesa fará parte da rotina diária, com 8 horas de aplicação semanal, com foco nas quatro habilidades (ler, escrever, ouvir e falar). Dessa forma, o aluno será conduzido ao desenvolvimento integral em outro idioma. Além disso, teremos aulas de espanhol, no currículo normal.

OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

De acordo com uma pesquisa em âmbito nacional divulgada recentemente pela Universidade Federal Fluminense (UFRJ), a exposição a um segundo idioma na primeira infância traz vantagens cognitivas que beneficiam de forma significativa a aquisição da própria língua materna. Para Gehard Friedrich, doutor em Pedagogia e Gehard Preiss, professor da Escola Superior de Freiburg, Alemanha, é essencial estimular desde cedo as sinapses cerebrais nas crianças e de forma tão variada quanto possível – por exemplo, com o auxílio de línguas estrangeiras.

Ainda que a criança pequena não entenda as letras das músicas e o significado das palavras, a mera audição desenvolverá em diversas regiões do cérebro os canais neuronais apropriados à aquisição posterior da língua. Uma criança que se familiarizou, desde cedo, com os sons de duas línguas irá dispor, mais tarde, de um estoque mais rico em padrões sonoros que a outra criada em convívio exclusivo com a língua materna. Assim, todo aquele que desde pequeno convive com duas línguas, fixa o segundo idioma em redes tão estáveis que continuará dominando-a, ainda que tenha deixado de utilizá-la por décadas.

Também no que se refere às habilidades de pensamento os benefícios cognitivos da Educação Bilíngue são inúmeros. A criança desenvolve um pensamento relativista e mais sofisticado na medida em que é estimulada a pensar nos dois idiomas, sabendo que a lógica que se aplica a uma língua nem sempre diz respeito à outra. A capacidade de análise contrastiva também é potencializada, pois a criança exercita a habilidade de comparar ao utilizar as duas línguas.

A proposta bilíngue da Escola Internacional Cidade Viva estimula o desenvolvimento da competência linguística da criança desde a Educação Infantil, não apenas através da fala, da leitura, da escrita e da compreensão, mas também do domínio da terminologia acadêmica peculiar às disciplinas do currículo escolar. Um diferencial que forma alunos competentes linguística e academicamente.