Metodologias Inovadoras

A escola certa utiliza metodologias inovadoras

Toda escola possui uma metodologia, uma forma de entender o processo de ensino-aprendizagem e meios para fazer isso acontecer. Falar sobre inovação tecnológica e educacional não é simplesmente aderir a modismos como se o novo fosse sempre melhor que o antigo. De forma alguma!

É com esse pensamento que utilizamos uma das mais premiadas plataformas de educação do Brasil, o SAS. E com muita alegria, neste ano de 2020, fomos uma das escolas vencedoras em todo Brasil na categoria “Alto Desempenho”, na 1ª edição do prêmio Escolas que Inspiram, do SAS Educação.

Na nossa escola, disponibilizamos para os nossos alunos uma Biblioteca Kindle, que proporciona um universo ilimitado de acesso a literaturas que ajudarão no seu desenvolvimento.

Se o Google tem todas as respostas, a capacidade de memorizar perde um pouco sua importância e cede espaço à capacidade crítica que me faz pensar e encontrar a melhor resposta. Se o YouTube é cheio de DIY (Do it Yourself ou “faça você mesmo”), onde pessoas de todas as idades ensinam como fazer coisas das mais diversas, uma sala de aula não pode mais ser um campo unicamente para a teoria, esta geração é “Maker”, ela quer “fazer”, construir com as próprias mãos e ver acontecer o que foi explicado. (Thiago Dutra).

Por essa razão, nosso laboratório de educação tecnológica e cultura Maker - O FABLAB – sendo o primeiro da Paraíba, permite aos alunos pôr em prática toda criatividade, utilizando impressora em 3D, programando robôs, e dando vida a tudo que foi pensado. Além disso, estamos conectados com FabLabs no mundo inteiro para realização de projetos colaborativos.

Esse ano, durante a pandemia, desenvolvemos respiradores no nosso laboratório que foram doados para os hospitais, seguindo nossos valores de que nossas ações devem visar ao bem do próximo.

Pensando em metodologias inovadoras, mas que sempre geram resultados, desenvolvemos o programa de mentoreio para os alunos que estão se preparando para o ENEM, vestibular e concursos públicos. Os alunos são mentoriados por um profissional especializado, que os ajuda a passarem no vestibular ou concurso. Esse profissional analisa e orienta os estudos dos alunos para que eles possam ter êxito e aprovação na instituição da sua escolha. Por causa de tudo isso, estamos há 10 anos entre as 3 melhores escolas de João Pessoa na aprovação do Enem, e em 2019 ficamos com o segundo lugar geral.

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais.” (Rubem Alves).

Confira também

Galeria de fotos: EICV Games 2018

Eagles Academy: conheça as novas oficinas da EICV

Confira o resultado final do processo seletivo para Bolsas da EICV

Receba nossas novidades

Mantenha-se atualizado com nossos materiais direto no seu e-mail